Edições Anteriores

III Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo

06 a 10 de dezembro de 2021

Tema: Alteridades Possíveis 

Com o tema Alteridades Possíveis, o III Enicecult objetiva colocar em debate a questão da outridade e sua relevância para a construção da interdisciplinaridade. O outro que se constrói a partir de encontros, associações, atravessamentos e agenciamentos entre sujeitos, ideias, objetos, movimentos, saberes, teorias, métodos, artes, tecnologias, técnicas e linguagens. Pensar o outro coloca-se como um desafio para a constituição de um pensamento interdisciplinar que se constrói continuamente, capaz de questionar saberes e identidades totalizantes. 

 

II Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo

24 a 27 de setembro de 2019

Tema: “Desafios Interdisciplinares: trilhas da resiliência”

O II ENICECULT propõe-se como espaço de diálogo e movimento que, interligados, redefinem um sistema complexo de ações, atuações e discursos em contextos diversos. Pensar os desafios interdisciplinares, abrindo e percorrendo trilhas atemporais, é, sem dúvida, uma urgência da atualidade. Essa complexidade dialógica pede, entretanto, a construção de pontes entre conhecimentos distintos, edificados no respeito e na cumplicidade cidadã. É nesse caminho relevante da interdisciplinaridade, assumindo os riscos e os regozijos das trilhas, que o evento se relaciona com os intercâmbios das linguagens, das culturas, das tecnologias, dos códigos e das técnicas propondo uma discussão profunda e sensível, acadêmica e singular, dos sentidos que tais diálogos são capazes de produzir nos sujeitos e nas comunidades.

 

I Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo

22 a 24 de março de 2017

Tema: Diálogos Interdisciplinares

ENICECULT - Encontro Internacional de Cultura, Linguagens e Tecnologias do Recôncavo visa estimular o debate e a produção científica interdisciplinar com o objetivo de apreender a estreita correlação existente entre os sistemas culturais, a diversidade das suas linguagens constitutivas e as tecnologias que lhes são inerentes. Nesse sentido, por meio de grupos de trabalhos (GTs), sessão de pôsteres, composição das mesas (Diálogos Interdisciplinares: expressões da resistência e Diálogos Interdisciplinares: devir dos sistemas culturais), conferências de abertura e de encerramento, o evento pretende dinamizar as interações interdisciplinares que estão latentes em cada temática deste Encontro. Tais propostas são marcadamente dialógicas e com ênfase no respeito à diversidade, assumindo a dimensão e amplitude que resguardam todos os trabalhos submetidos ao evento.